Pão de aveia e mel

Pão de aveia e mel
Há dias que nasce em mim uma vontade inexplicável de comer pão, e este pão de aveia e mel é uma autêntica surpresa para degustar até à última migalha!

Pois é… por aqui já lá vão quase 4 anos a seguir o estilo de vida paleo, onde o pão não está assim tantas vezes presente na minha alimentação, mas quando está tem de ser bom!
Ao fim destes anos já foram várias as receitas que testei, experimentei, vi várias receitas e confecionei-as e a conclusão que chego sempre é que não há dois pães iguais!
Este pão de aveia e mel é adocicado mas não o suficiente para ser confundido com um bolo. Nada disso! É um pão que fica óptimo com queijo, manteiga e até uma fatiazinha de presunto!

Espreita então a receita!

Ingredientes 

  • 300 gr de aveia em flocos
  • 125 gr de farinha de arroz
  • 1 iogurte natural (25gr)
  • 50 ml de água morna
  • 1 saqueta de fermento de padeiro
  • 20 gr de mel
  • 1 pitada de sal

Preparação:

Numa taça misturar os flocos de aveia, a farinha de arroz e o sal.
De seguida juntar o fermento com a água morna numa caneca ou copo e tapar para deixar o fermento activar cerca de 2 minutos.
De seguida juntar o iogurte, o fermento com água e o mel às farinhas. Envolver tudo muito bem e deixar fermentar num sítio morno com um pano húmido por cima cerca de 1 hora. (Eu costumo ligar o forno uns minutos antes a 40°, desligo-o e ponho a massa lá dentro).
Ao fim de uma hora a massa deverá ter dobrado o volume, assim como também fica com bastante ar da fermentação. (Caso a massa esteja a fermentar dentro do forno é altura de retirar).
Pré-aquecer o forno a 180°. Colocar a massa numa forma de bolo inglês, polvilhar com flocos de aveia e levar ao forno cerca de 45 minutos.
Fazer o teste do palito para verificar a cozedura. É importante deixar o pão arrefecer um pouco antes de o cortar pois como a massa não tem gluten há sempre mais tendência para se desfazer.

aqui outras receitas que te podem interessar!

O que achaste desta receita?
Vê também o post aqui! E partilha connosco as tuas versões marcando-me no Facebook e Instagram.

Pão de aveia e mel

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *